SEJAM BEM-VINDOS!

sábado, 31 de julho de 2010

Meditação

A gente começa a amar
por simples curiosidade,
por ter lido num olhar
certa possibilidade.

E como, no fundo, a gente
se quer muito bem,
ama a quem ama, somente
pelo gosto igual que tem.

Depois, a gente começa
a repartir dor por dor.
E se habitua depressa
a trocar frases de amor.

E, sem pensar, vai falando
de novo as que já falou...
E então, continua amando
só porque já começou.

(Toi et Moi - Paul Géraldy)

.....
...
.

Fui apresentada a este poema quando tinha meus 12 anos. Era férias escolar e todas as tardes eu encontrava com um amigo que me trazia mais destas grandes manifestações literárias. Uma figura de extrema importância pra mim até hoje, que eu admiro e respeito.  E foi através dele que me apaixonei ainda mais por poemas. Eu era uma completa romântica e esse tipo de escrita mexia muito comigo. E ainda mexe. Uma época realmente mágica que passou num piscar de olhos, mas de onde eu guardo doces lembranças.

.
...
.....

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O que ficou..

Você foi o amor mais sincero que um dia eu conheci. Meus olhos brilhavam. Meu coração disparava. O seu abraço me protegia. Mas engraçado, era eu quem protegia você!
Era tão fácil sorrir ao seu lado e meus dias eram tão felizes e cheios de vida. O tempo passava num segundo e eu ainda queria mais. Isso mesmo quando brigávamos sem motivo algum. Quantas loucuras fizemos e quantas tardes eu desejei que não chegassem ao fim..
Guardo no peito cada precioso instante e ainda sinto fragmentos daquilo que vivi com você. Pequenas, grandes.. Importantes coisas que marcaram muito. As vezes ouço a sua gargalhada e vejo também um sorriso cheio de dentes. Rá! ^^
E como eu fico feliz quando essas lembranças chegam de mansinho perto de mim.
Nossa ligação superava qualquer coisa que podia ser entendida, era apenas sentida. Num toque ou olhar. No meu coração.
Seu lugar estará sempre aqui. Foi uma batalha, mas você conquistou. E cada lágrima que escorreu no meu rosto quando parti, me fez perceber o quanto isso é ainda mais especial..
Obrigada por tudo e por ser simplesmente você!
Em nenhum momento foi preciso que você dissesse o que sentia, eu já sabia.

Também te amo muito e sinto sua falta!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pratique o desapego!

Li este título em uma comunidade do Orkut de um amigo meu. O texto abaixo de Fernando Pessoa eu já conhecia, mas quando eu o reli esta tarde, me senti diferente. Um pouco daquilo que não sou, se é que eu me conheço tão bem assim para saber. Algo como um estalo. Uma falta de ar. Um buraco no chão. E eu nesse instante quis pular nele, e ficar ali. No escuro. Sozinha. Não entendi o que senti e sinto. Imaginei o desfazer do meu eu. Minhas lembranças e a importância que elas têm. Eu sei que chorar faz parte. O amor é preciso. Sofrer é necessário. E a dor faz com que eu me sinta viva, porque mostra o quanto tudo valeu a pena. O cheiro da saudade faz-me voltar no tempo e reviver cada segundo. 
Talvez você ainda não tenha lido. Então seria bom se antes de eu continuar a dizer o que sinto, você pudesse fazer o mesmo.



--------------------------------------------------------------------------------------------

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? 
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado. 
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará: não podemos ser eternamente crianças, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar. 
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. 
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu talento, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais. 
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal". 
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão.

( FERNANDO PESSOA )

--------------------------------------------------------------------------------------------

Não faço idéia de como você se sente agora. Mas eu, eu estou perdida. E claro, ele deve estar mesmo certo, mas não em tudo. Eu não posso. Não quero. Não estou pronta pra isso. Escolher entre o que virá e o que já se foi? Como eu poderia?
Tudo não fez um sentido. Estou com medo. Medo de jogar todo o meu passado no lixo. Mas não, mesmo que eu tentasse, não conseguiria. Tudo o que vivi, construiu essa pessoa aqui. Que está lutando em desespero para não acreditar que isso seria possível. Como se faz? Alguém já conseguiu? Qual a sensação? Sério. Muito obrigada mas eu não quero saber realmente. Não quero aprender a ser outra pessoa. Mesmo com tantos defeitos e erros. Quero ainda ser esta. Esperando pelo dia que conseguirei acordar sem o mau humor e dizer "BOM DIA!", com um sorriso. Sim, eu sei. Isso não é bom. Mas essa sou eu. Não há nada que me deixe assim. A culpa não é da noite mal dormida ou de qualquer situação desagradável. Ele apenas faz parte de mim e aparece com intensidade de vez em quando. E ao ler este texto, ele veio me fazer uma visita.
Já nem sei quantas vezes deixei tudo pra trás. Só que quando eu me lembro, percebo que fiquei lá também, perdida naquilo que me fez sorrir. Estou em algum lugar do passado. Presa. Mas acredite, estou bem assim. Algumas músicas fazem eu me encontrar e sentir o momento. Alguns perfumes fazem eu sentir o toque das palavras. Aquelas que foram ou não ditas. Aquelas que eu precisava dizer e não disse. E eu sempre me vejo sentada na calçada de uma rua onde não passam muitos carros, onde faz silêncio e eu consigo pensar. Pensar em tudo. Em tudo que ficou no caminho. E daquilo que eu trouxe comigo. E você, o que ainda tem do passado?
Estou curiosa. Curiosa pra saber se você conseguiu jogar suas lembranças no abismo. Espere um momento. Tudo ficou escuro. Estou caindo. Está frio. Não vejo a luz e nem as minhas mãos. Estou sumindo. Me ajude. Me abrace. Me segure. Leve-me até você e esqueça de tudo por um instante. Sinta como é bom o seu passado e o quanto ele te moldou a ser essa boa pessoa. A mesma que busca a verdade e a razão. Mas a solução não estão nelas. E sim em você. Então procure. Porque eu, já não me encontro mais.

Veja também!