SEJAM BEM-VINDOS!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mãos Vazias

Tenho analisado o comportamento das pessoas. E para minha surpresa a vontade é cada vez maior de manter a distância delas. Sem fazer qualquer julgamento ou crítica, apenas observo. E os resultados têm sido assustadores..

Sou o tipo de pessoa que não leva desaforo pra casa. Não tenho papas na língua e se estiver certa vou até o fim.  Minhas opiniões são formadas e não admito ver alguém tentando subestimar minha inteligência com atitudes cretinas. Nem sempre agrado com a verdade dita, porque ela sempre dói e ninguém é capaz de admitir o erro e se desculpar. Das muitas "amizades" que tive, conservei poucas. A decepção sempre bateu a minha porta de uma forma não tão agradável. E das que ainda não tive, prefiro que as coisas permaneçam assim como está. Não gosto de amizade por conveniência. Essa que você sente que suga a sua energia, que não te acrescenta nada de bom e que só serve quando não tem mais nada para fazer. Algo como querer estar junto por um benefício próprio. Cansei disso! Prefiro ser considerada antissocial, do que rir de uma falsidade estampada na minha cara, fazendo o mínimo de esforço para estar ali ou fazer aquilo. Puro tempo perdido! Uma chateação desgastante e desnecessária!

Sei que isso afasta as pessoas. Afinal, o conceito de amizade não é mais como o de antigamente, quando procurávamos os amigos para nos divertir, sem interesse algum. A verdade é que ninguém é perfeito. E eu, muito menos. Mas sempre fui amiga até mesmo daquelas que nunca mereceram. E não me arrependo de um milímetro do que fiz, porque era de coração. Mas tudo na vida tem um limite e o meu já transbordou faz um tempo. Não entendo o porquê dessa desvalorização. Não há mais respeito e consideração por nada e nem ninguém. Se algo prejudicar outra pessoa, mas te ajudar de alguma forma, em qualquer aspecto, não é preciso pensar duas vezes para fazer. Ei, mas peraí! Cadê a consciência?

Não quero ser conhecida como a amiga ideal, sorridente, que adora tudo e todos. Meu temperamento é difícil, mas quando o sentimento é sincero e recíproco, tudo fica mais fácil. Você consegue ver que a minha amizade é real e tem certeza que poderá sempre confiar em mim, que eu te direi não o que quer, mas o que você precisa ouvir. Que te darei um abraço sem motivo e estarei sempre disposta a ajudar fazendo você sorrir das minhas piadas sem graça, mas também terei dias ruins e precisarei do seu colo para me sentir segura. Isso é tudo que tenho pra oferecer.

E eu posso sim deixar de falar por meses com os meus amigos, seja lá por qual for a razão, mas eles sempre estarão no meu pensamento. E essa distância é o que nos uni. Fortalece o laço de carinho que temos e mantém aquecida a saudade daquilo que passou, sem o risco da decepção por algo que possa ser dito ou feito. É a minha forma de manter o cristal intacto na estante. Assim posso acreditar que ninguém conseguirá me magoar um dia e preservar aquela imagem boa de tudo o que vivemos. Infelizmente, essa escolha é o preço que pago para acreditar que existem amigos de verdade no mundo.

10 comentários:

  1. No decorrer da vida, nós desfrutamos a companhia de diferentes tipos de amigos. Os amigos de nossa infância que nós podemos lembrar vagamente. Os amigos da escola primária. O ‘melhor’ amigo da adolescência. Colegas que encontrarmos no serviço. Amigos que compartilharmos bons momentos. Companheiros de farra. E na medida que envelhecemos, um amigo na qual podemos tomar um chá juntos enquanto conversamos.
    Não importa em que estágio da vida ou que tipo de amizade. Esta é uma pura conexão entre duas pessoas, um elo de sinceridade mútua, imune aos cálculos de perdas e lucros.
    Mesmo entre os quase 6 bilhões de habitantes neste planeta, é muito raro encontrar amigos genuínos e incondicionais nas quais podemos expor o nosso ‘eu’ de modo integral e que serão capazes de nos compreender os nossos sentimentos e pensamentos sem a necessidade de palavras. Tal preciosa amizade pode ser mantida no decorrer de anos.
    Fazer e desenvolver amizades depende de cada um, não de outra pessoa. Tudo provém da sua própria atitude e iniciativa. As relações humanas são como um espelho. Logo, se pensa de si mesmo: ‘Caso ele fosse um pouco mais gentil comigo, eu poderia me abrir com ele’, em compensação, a outra pessoa poderia pensar: ‘Caso ela fosse mais franca comigo, eu poderia ser mais gentil’.Caso haja sinceridade por sua parte, naturalmente, estará cercado de bons amigos algum dia. As pessoas que não temem ser autênticas são capazes de fazer amigos de confiança. Um verdadeira amizade conecta indíviduos auto-confiantes que compartilham um laço em comum. Da mesma forma que um bambuzal, cada bambu se impõe ereto e independente em direção aos céus. Mas, abaixo do nível do solo, aonde ninguém observa, as suas raízes são todas entrelaçadas.
    Em contrapartida, a amizade entre pessoas que isentas de uma clara direção na vida pode se tornar estagnada ou dependente. A amizade deve ser mais do que um simples elo com pessoas que passam a maior parte do tempo ao seu lado, o que lhe emprestam dinheiro ou simplesmente são gentis. A verdadeira amizade envolve um comprometimento real e nos impulsiona a cuidar da outra pessoa, mesmo que possamos arriscar o nosso próprio bem-estar em alguma ocasião.

    Saudades Poltrona =P

    ResponderExcluir
  2. Amizades!!! Hoje em dia se conta nos dedos nossos amigos verdadeiros, aquele que não quer nada em troca e nem tirar proveito!

    Parabéns por mais um texto maravilhoso que nos toca e nos faz enxergar sempre algo de bom!!

    Que Deus ilumine cada dia mais você e esse seu dom único!

    Te amo muito!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Kuma, adorei o seu comentário!

    Faço das suas palavras um complemento ao post! Agradeço o carinho e a atenção que deu ao texto de forma que me fez refletir ainda mais sobre o assunto e garanto que será assim também com os próximos leitores!

    Espero ver sempre suas marcas pelo blog e ter ainda mais a certeza de a amizade que temos nos faz olhar na mesma direção!

    Grande beijo SOFA! =)
    Saudades!

    ResponderExcluir
  4. Adoro seus textos irmã mais velha :D

    Beijão enorme

    Marcela Prado

    ( http://marcelapradox.blogspot.com/ )

    ResponderExcluir
  5. É... as vezes a vida nos parece tão injusta!
    Infelizmente e, constantemente, nos decepcionamos muito com as pessoas.
    Isso acontece, fazer o que!? Algumas vezes, é até sem querer... mas eu sei, nos machucam da mesma forma.
    Talvez essa dor seja ampliada proporcinalmente ao amor que temos por essa pessoa, esse amigo.
    Mas vamos com calma. A raiva e a dor são como venenos que amargam uma relação, uma vida. Não permita que isso tome conta.
    Já escrevi sobre essas decepções uma vez. (procure o texto "Janela da Alma" no meu blog). Quem sabe vc não se identifique! =)
    É mesmo tudo muito complicado. Mas aprendi comigo mesmo que o melhor a se fazer nesse momento é se acalmar, deixar a raiva, a tristeza e a angústia passar e retomar as rédeas do nosso coração.
    Pois, se esta amizade for realmente sincera e importante PARA AMBOS, essa decepção não vai passar de um mal-entendido.
    Caso contrário, se a mágoa e o rancor persistir, é que não passava de um falso amigo. Não fará falta.
    E como são raras essas amizades...as verdadeiras. Mas as poucas, fazem valer a pena.
    E penso que são justamente essas amizades verdadeiras é que devemos levar conosco para as batalhas do dia-a-dia!
    Desculpe, Muni. mas desta vez, vou ousar discordar de você! rs
    Sim, elas são cristais preciosos! São as pessoas que mais amamos e que, tomara, nos amem também! E se realmente for assim, será um prazer ir à luta por uma pessoa querida.
    Oras, você não se dedica, se expôe, briga e defende um amigo com todas as suas forças? E porque nossos amigos não fariam o mesmo conosco?
    Os verdadeiros fariam...
    Já ouviu dizer que "amigos são pra essas coisas?" Então: este é um bom exemplo.
    Mas atenção a um detalhe: todos nós somos humanos e passíveis de erros.
    Portanto, mesmo as pessoas que tanto amamos (e criamos a idéia de que são perfeitos) podem, algum dia, nos decepcionar de alguma forma. Aí voltamos lá naquilo que eu disse no começo.
    Tão bonito quanto o amor que sentimos por um amigo é o ato de perdoar caso algum desentendimento aconteça.
    E, se por ventura um desses amigos pisar na bola, não se afaste dos demais. Primeiro, pq eles não têm culpa e, segundo, porque talvez eles sejam os únicos que realmente se importam com você.
    Basta que vc permita receber o amparo que vc tanto dedica os seus.
    Nada mais justo, não?

    ResponderExcluir
  6. Amigos da onça foi só o que eu tive até hoje. Não acredito mais nas pessoas, todas frias, calculistas e interesseiras. É incrível como eu mais do que ninguém pode afirmar isto com tanta segurança.

    Aqueles que você mais convive são os que te traem, pois sabe pela convivência dos seus pontos fracos e usam disso para te ferir profundamente. Então eu sempre falo amigos? Aonde? Nunca os tive! Nunca os vi!

    Bobagem... Na verdade so é um modo de falar "meus amigos", da ONÇA. KKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Querida Marcela, obrigada pelo elogio!

    Espero que passe sempre por aqui! Dê uma lida no texto "Adotada aos 16" que fiz para o nosso PAI e deixe seu comentário! =)

    Grande beijo!
    Saudades irmã mais nova ^^

    ResponderExcluir
  8. Bom, vamos lá! rs..

    Eder, agradeço muito pelo seu comentário e entendi perfeitamente seu ponto de vista. Acontece que, talvez tenha ficado um pouco confuso, eu confesso, mas o texto não se refere a qualquer tipo de raiva ou rancor que eu esteja sentindo.

    As decepções que sofri foram ao longo desse meu tempo de vida e em diversas ocasiões e graus diferentes de sentir. De pessoas que eu mal conhecia e também das que eu respeitava e admirava. E apenas lamento por isso. Mas em todas elas eu pude tirar algo de bom pra mim.

    O que eu quis dizer de fato é que ainda sim confio nas pessoas e permito a elas a chance de se aproximarem de mim, mas que não tenho mais a ingenuidade de antes.

    Sempre estarei pronta para quem precisar, como sempre estive. Mas um dia eu ouvi: "Você só procura quando precisa!". E foi realmente quando eu mais precisei.

    Depois disso fiquei com uma grande dúvida a respeito. Porque até então, eu achava que amigos eram pra todas as horas, boas e ruins, alguém que eu pudesse contar. E não tive isso. Mas tudo bem também, eu sobrevivi e hoje sou ainda mais forte.

    No mais, esse acontecimento não influenciará nas próximas amizades que eu possa vir a ter e nas que eu já tenho.

    É isso.. Acho que já me estendi o bastante! rs..

    Mais uma vez obrigada! E este espaço estará sempre aberto para segundas, terceiras e quartas opiniões! ^^ ...

    ResponderExcluir
  9. Certo... agora ficou mais claro. E também entendo o tamanho da sua frustração diante dessa resposta.
    =/
    Mas para os verdadeiros amigos não há hora nem lugar.
    Eles estarão prontos e dispostos a ajudar seja qual for o momento.
    E você sabe... é muito querida por muita gente.
    Pode ter se decepcionado desta vez, mas não pense que será assim sempre ou com todo mundo.
    Nunca deixe de ser quem vc é... por isso, não mude. Não se isole.
    É nessa hora que vc mais precisa de uma companhia, de um ombro ou uma palavra amiga.
    E você sabe exatamente onde encontrar...

    Bjs
    Se cuide...
    E nunca deixe de ouvir seu coração.

    [ ]'s
    Eddy

    ResponderExcluir
  10. É REALMENTE AMIGOS SÃO POUCOS... E MESMO OS POUCOS AINDA NOS ENTRISTECEM DE VEZ EM QUANDO... MAS TODOS PODEM ERRAR, O SER HUMANO É FRACO UNS MAIS, OUTROS MENOS É ASSIM MESMO!! EU MESMA SOU UM POÇO DE INDECISÃO E ME DECEPCIONO FÁCIL COM PESSOAS ASSIM, DESISTINDO DELAS... MAS MESMO SENDO ASSIM NÃO ACHO CERTO, TEMOS QUE DAR E SE DAR UMA SEGUNDA CHANCE A QUEM AMAMOS... SABE AMIGA AS SUAS PALAVRAS FORAM DURAS MAS SINCERAS... PALAVRAS TÊM O PODER DE MOVIMENTAR UM CORAÇÃO DURO ASSIM COMO O MEU!! SEI QUE ÀS VEZES TBM PISEI NA BOLA COM VOCÊ...MAS NÃO PORQUE NÃO FOSSE VERDADEIRA MINHA AMIZADE, MAS MUITAS DAS VEZES POR CIUMES BOBO... POR INFANTILIDADE... SEI LÁ NÃO SOU MUITO DE EXPOR QUE SINTO E ISSO AS VEZES CONFUNDE QUEM ESTA DO MEU LADO!! PEÇO DESCULPAS, POIS EM ALGUM MOMENTO DE NOSSAS VIDAS EU ACABEI ME AFASTANDO DE VOCÊ POR BESTEIRA... NOSSA TENHO TANTO PRA FALAR QUE, SABE, MINHAS PALAVRAS SÃO MAIS CONFUSAS DO QUE EU!!! RSRS... BOM VC ENTENDE NÉ!!!

    ResponderExcluir

Veja também!