SEJAM BEM-VINDOS!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pratique o desapego!

Li este título em uma comunidade do Orkut de um amigo meu. O texto abaixo de Fernando Pessoa eu já conhecia, mas quando eu o reli esta tarde, me senti diferente. Um pouco daquilo que não sou, se é que eu me conheço tão bem assim para saber. Algo como um estalo. Uma falta de ar. Um buraco no chão. E eu nesse instante quis pular nele, e ficar ali. No escuro. Sozinha. Não entendi o que senti e sinto. Imaginei o desfazer do meu eu. Minhas lembranças e a importância que elas têm. Eu sei que chorar faz parte. O amor é preciso. Sofrer é necessário. E a dor faz com que eu me sinta viva, porque mostra o quanto tudo valeu a pena. O cheiro da saudade faz-me voltar no tempo e reviver cada segundo. 
Talvez você ainda não tenha lido. Então seria bom se antes de eu continuar a dizer o que sinto, você pudesse fazer o mesmo.



--------------------------------------------------------------------------------------------

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? 
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado. 
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará: não podemos ser eternamente crianças, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar. 
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. 
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu talento, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais. 
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal". 
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão.

( FERNANDO PESSOA )

--------------------------------------------------------------------------------------------

Não faço idéia de como você se sente agora. Mas eu, eu estou perdida. E claro, ele deve estar mesmo certo, mas não em tudo. Eu não posso. Não quero. Não estou pronta pra isso. Escolher entre o que virá e o que já se foi? Como eu poderia?
Tudo não fez um sentido. Estou com medo. Medo de jogar todo o meu passado no lixo. Mas não, mesmo que eu tentasse, não conseguiria. Tudo o que vivi, construiu essa pessoa aqui. Que está lutando em desespero para não acreditar que isso seria possível. Como se faz? Alguém já conseguiu? Qual a sensação? Sério. Muito obrigada mas eu não quero saber realmente. Não quero aprender a ser outra pessoa. Mesmo com tantos defeitos e erros. Quero ainda ser esta. Esperando pelo dia que conseguirei acordar sem o mau humor e dizer "BOM DIA!", com um sorriso. Sim, eu sei. Isso não é bom. Mas essa sou eu. Não há nada que me deixe assim. A culpa não é da noite mal dormida ou de qualquer situação desagradável. Ele apenas faz parte de mim e aparece com intensidade de vez em quando. E ao ler este texto, ele veio me fazer uma visita.
Já nem sei quantas vezes deixei tudo pra trás. Só que quando eu me lembro, percebo que fiquei lá também, perdida naquilo que me fez sorrir. Estou em algum lugar do passado. Presa. Mas acredite, estou bem assim. Algumas músicas fazem eu me encontrar e sentir o momento. Alguns perfumes fazem eu sentir o toque das palavras. Aquelas que foram ou não ditas. Aquelas que eu precisava dizer e não disse. E eu sempre me vejo sentada na calçada de uma rua onde não passam muitos carros, onde faz silêncio e eu consigo pensar. Pensar em tudo. Em tudo que ficou no caminho. E daquilo que eu trouxe comigo. E você, o que ainda tem do passado?
Estou curiosa. Curiosa pra saber se você conseguiu jogar suas lembranças no abismo. Espere um momento. Tudo ficou escuro. Estou caindo. Está frio. Não vejo a luz e nem as minhas mãos. Estou sumindo. Me ajude. Me abrace. Me segure. Leve-me até você e esqueça de tudo por um instante. Sinta como é bom o seu passado e o quanto ele te moldou a ser essa boa pessoa. A mesma que busca a verdade e a razão. Mas a solução não estão nelas. E sim em você. Então procure. Porque eu, já não me encontro mais.

8 comentários:

  1. Krak ... essa pegou na ferida rsrsrsrs


    Saudades de vc muuna ... sempre que der estarei lendo seu blog ... bjssss

    ResponderExcluir
  2. ♥♥♥nossa..que lindo.espero que continui a escrever muitas e muitas vezes.e espero ter o prazer de comprar um livro seu...um dia quem sabe!!! milhões de beijoss te amoooo ..lindona ♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. De fato mecher com o passado e pensar no futuro nos deixam até tontos...reepensar e tentar prever a nossa vida a um tempo depois é doloroso porque encontramos escolhas incertas e não sabemos quais serão as nossas opções mas vivo também feliz assim nick...Sei que tenho um arquiteto com tudo planejado para mim e para cada um de nós...E nada foge ao seu controle...Gostei muito do post...

    ResponderExcluir
  4. EU PRISCILA SALES NÃO PERFEITA MAS QUE ACREDITA QUE COM OS ERROS PODEMOS APRENDER MUITO...TBM SOU DA SEGINTE OPINIÃO LEVAMOS PARA O FUTURO O QUE APRENDEMOS NO PASSADO!!!,ENTÃO NÃO TEM COMO APAGAR E ESCREVER UMA VIDA NOVA LIMPA E PURA...TEMOS SIM QUE ERRAR E DAR COM A CARA NA PORTA PARA PODERMOS DAR MAIS VALOR A TUDO E A TODOS,APESAR QUE TEM PESOAS QUE APRENDEMOS QUE DE BOBA SO MESMO A CARA,POIS DE RESTO XIIII....
    PESSOAS DO PASSADO SEMPRE ESTARÃO PRESENTES...MESMO ELAS NÃO ESTANDO NESTE MESMO MUNDO......

    BEIJO AMIGA ADOREI O TEXTO!

    ResponderExcluir
  5. Antes de tudo: acho que já li alguns trechos desse texto em algum lugar...rs
    Desculpe, mas desta vez ousarei discordar do mestre Fernando Pessoa.
    Certamente esse texto foi escrito depois de uma grande decepção, partida ou perda do brilhante escritor.
    De cabeça quente, às vezes tomamos decisões, dizemos e fazemos coisas que talvez não queríamos. E que faz nos arrepender profundamente.
    Mas o que me incomodou foi o seguinte trecho:
    Como assim "esquecer o passado e destruir as lembranças"?? Isso é um absurdo tremendo!
    Como foi muito bem observado pela autora, nós somos feitos de tudo aquilo que vivemos e sentimos lá atrás.
    Nós vamos nos construindo de acordo com nossa camihada aqui na terra. E negar o passado, é negar a si próprio.
    Se levarmos ao pé da letra o que o texto se propõe, seria o mesmo que dizer que não vale a pena sonhar.
    Eu não espero que entendam o meu amor. Até porque, isto é impossível.
    O amor existe para ser SENTIDO e PRATICADO, não para ser entendido ou explicado.
    Quanto às lembranças... são elas que me mantém vivo. São a elas que me recorro quando quero me sentir bem, ou simplesmente quando, para minha alegria, elas surgem em minha mente.
    Para mim, as lembranças são tão importantes (e por isso mesmo acho um absurdo tentar esquecê-las) porque nós somos feitos dela. Nós somos APENAS lembranças.
    Se eu tenho saudades e lembranças de alguém, também posso ser a lembrança de outrem. Esta é a equação.
    Sim, eu também vivo o hoje. Mas eu desejo o futuro e celebro meu passado. Especialmente as coisas boas e os momentos inesquecíveis que vivi. Quiçá, vivê-los novamente.
    Agora, se você acha que aquilo que passou não volta mais, reviva-o em sua mente. Assim você manterá viva a sua lembrança e tudo aquilo que a acompanha.
    Mas acima de tudo, tenha a certeza de que tudo aquilo que você viveu, tenha valido a pena.
    É essa lembrança que vale.

    PS: Já que o texto também fala das músicas que compõem sua trilha sonora, sugiro ouvir Green Day - Good Riddance (Time Of Your Life).

    Enjoy it!

    Parabéns pelo brilhante texto, Muni.

    Bjs, sdds.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, obrigada pelas suas marcas! ^^

    É muito bom saber que vocês gostaram e isso só aumenta o sentir do meu desejo de seguir em frente! Quero vê-los sempre por aqui, nem que pra dizer um "OI" e claro, recomende aos seus amigos. =)

    Fiquei emocionada ao sentir o reconhecimento, mas não o meu, o da arte. E ela está presente em todos nós!

    Amo todos vocês!

    Um beijo com muito carinho!

    ResponderExcluir
  7. Comentários no ORKUT! #PuxandoSardinha

    --------------------------------------------

    Geison: Olhaaaaaaaa só adorei, realmente o texto de Fernando Pessoa nos dá aquela luz quando precisamos, é direto e racional. Sempre me socorro aos textos dele quando preciso de alguma luz ...

    adoreiiiiiiiii .. até salvei seu blog hehe

    --------------------------------------------

    Silvia Helena: Olá Munich, li seus escritos, surpreendi-me com o seu lindo talento!!!
    um abraço !!!!!!!!!!!!!!

    --------------------------------------------

    Arthur Paulino: Muito bom..... =)

    --------------------------------------------

    - Yupee.. agora já são mais três né?! rs..

    ResponderExcluir
  8. Que lindo!!!

    Amor. Realmente muito profundo,emocionante... Muito orgulho é o que sinto! Incrível a sua facilidade de criação.

    Ame o que faz e tudo vai fluir cada vez mais.

    Te amo, continue está no caminho certo! Bjs

    ResponderExcluir

Veja também!